segunda-feira, 14 de maio de 2012

Gostaria imensamente que essas três perguntas fossem colocada em prática, quando vierem a mim....pense nisso!!



Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Este, fugia rápido, com medo da feroz predadora, e a serpente nem pensava em desistir. Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada… No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse a serpente:
- Posso lhe fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente a ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar…
- Pertenço a sua cadeia alimentar ?
- Não.
- Eu te fiz algum mal ?
- Não
- Então, por que você quer acabar comigo ?
- Porque não suporto ver você brilhar…

“Pense nisso e selecione as pessoas em quem confiar.”

Para Refletir!! muito bom...


Mãe, eu não sabia

Mãe, houve uma fase em minha vida em que eu a olhava
como alguém que poderia atrasar o ritmo dos meus passos,
impondo-me limites e disciplinas que eu ainda não sabia
entender e - menos ainda - compreender.
Naquele tempo eu estava muito "verde" para isso.

Quando você tentava se fazer ouvir, eu só conseguia
enxergá-la como um farol vermelho impedindo-me de
ir mais rapidamente pelos cruzamentos das avenidas
da vida - coisas que só hoje venho conseguindo ver.

Sabe, mãe?
Este mundo, onde tantas vezes não encontrei apoio,
não era capaz de suportar a minha imaturidade, a minha
ira ou o meu ódio contra tudo e contra todos.
Só mãe é capaz disso e, apenas por isso, eu
responsabilizava você por tudo que me contrariava.
Hoje sei que só eu era o responsável.

Quantas vezes eu me recusei a aceitar seus carinhos!
Eu me achava já "grande demais" para isso.
Só agora eu percebo o quanto perdi.

Naquele tempo eu não era capaz de notar que você
renunciava a si mesma para pôr-me em primeiro lugar.
Eu não percebia do quanto você se privava para que
nada me faltasse. Suas lágrimas, sempre escondidas,
hoje se fazem perceber nas marcas do seu rosto.
Sei que nessas marcas há muito de mim, Mãe.

Quando eu dormia, lembro que uma Paz
imensa tomava meus sonhos e meu espírito.
Agora sinto que era você orando por mim,
à beira da minha cama, silenciosamente, para
não me acordar, para não me incomodar,
para eu não me zangar com você.

Sei que no seu coração não são guardados rancores
nem mágoas, pois você é minha Mãe, meu Anjo
Guardião em corpo presente.
É isso!
Mães são Anjos Guardiões em forma humana!

Ah, se eu pudesse fazer voltarem os ponteiros de
todos os relógios, se eu pudesse dar uma marcha
a ré para o passado, eu seria tão diferente!
O sentimento de gratidão que hoje me invade faria
com que tudo acontecesse de outra forma.

O que mais posso dar-lhe agora é a expressão de
toda a minha alegria por você ainda estar aqui e
por ter a abençoada chance de poder dizer-lhe:
Mãe, amo você mais do que a tudo neste mundo!

Não lhe peço perdão porque sei que você nem
se lembra do que teria para perdoar.
Mãe é assim e eu não sabia.

Por favor, abrace-me com a força que SÓ você tem
e de que tanto preciso para minha jornada nesta vida.

Naquele tempo eu não sabia, Mãe

domingo, 13 de maio de 2012

Carta escrita no ano 2070

Estamos no ano 2070 e acabo de completar os 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85.
Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.
Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro por  cerca de uma hora.
Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira. Agora devemos raspar a cabeça para  mantê-la limpa sem água.
Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDE DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais  podia terminar.
Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo.
A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água.
A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas,  já  que não temos a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastro-intestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.
A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário.
Os assaltos por um galão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressequidade da pele uma jovem de 20 anos parece como se tivesse 40.
Os cientistas investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água. O oxigênio também está degradado por falta de árvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.
Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.
O governo já nos cobra pelo ar que respiramos: 137m3 por dia por habitante adulto. As pessoas que não pode pagar são retiradas das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.
Em alguns países existem manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército. A água é agora um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui já não há árvores porque quase nunca chove, e quando chega a registrar-se uma precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano tem sido severamente transformadas pelos testes atômicos e da industria  contaminante do século XX. Advertiam-se que havia que cuidar o meio ambiente e  ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, a chuva, as flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o quão saudável que as pessoas eram.
Ela pergunta-me: "Papai, porque acabou a água?" Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que destruiu o meio ambiente ou simplesmente não tomamos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco tempo, porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.


quinta-feira, 26 de abril de 2012











A lição do "ter" e "ser"

Um pai, em uma situação muito confortável de vida, resolveu dar uma lição a seu filho ensinando o que é ser pobre. Ficaria hospedado por alguns dias na casa de uma família de camponeses. O menino passou três dias e três noites vivendo no campo.
No carro, voltando para a cidade, o pai lhe perguntou: “Como foi sua experiência?” “Boa.” respondeu o filho, com o olhar perdido à distância.
“E o que você aprendeu?”, insistiu o pai.
O filho respondeu:
“Que nós temos um cachorro e eles têm quatro. Que nós temos uma piscina com água tratada, que chega até metade do nosso quintal. Eles têm um rio sem fim, de água cristalina, onde têm peixinhos e outras belezas. Que importamos lustres do Oriente para iluminar nosso jardim , enquanto eles têm as estrelas e a lua para iluminá-los. Nosso quintal chega até o muro.
O deles chega até o horizonte. Compramos nossa comida e esquentamos em microondas, eles cozinham em fogão à lenha. Ouvimos CD’s, Mp3, eles ouvem a sinfonia de pássaros, sapos, grilos, tudo isso às vezes acompanhado pelo sonoro canto de um vizinho trabalhando sua terra. Para nos protegermos vivemos rodeados por um muro, com alarmes… Eles vivem com suas portas abertas, protegidos pela amizade de seus vizinhos. Vivemos conectados ao celular, ao computador, sempre plugados, neuroticamente atualizados. Eles estão “conectados” à vida, ao céu, ao sol, à água, ao campo, animais, às suas sombras, à sua família.”

O pai ficou impressionado com a profundidade de seu filho e então o filho terminou: “Obrigado, pai, por ter me ensinado o quanto somos pobres! “
Nós temos olhos para enxergar, ouvidos para escutar, mas falta a humildade em nossa mente e coração para poder sentir.

Ilustração: Sebastião Mendes - "Vida no campo II"

sábado, 21 de abril de 2012

Acredito!

Acredito que o ponto chave para sentir seguro, maduro, ou melhor, “gente grande” tem parte a ver com a idade que temos e parte com as experiências que vivemos.
Aprendi muito com tudo. Acredito que ainda tenho o que aprender, mas não muito, por ter vivido intensamente cada provação de felicidade e infelicidades que tive.
Algumas fases de minha vida aprendi muito com cada etapa; com os erros, com as escolhas, e outras serviram basicamente para virar a página e não sentir nem culpa,nem saudade.
Aprendi que as pessoas que mais te ama nessa vida, são sua família, a família de casa: teus pais, irmãos e ate mesmo os animais de casa, são melhores que alguns “conhecidos ou falsos amigos”.
Aprendi que paixão cega a gente e deixa tudo sem valor, incluído nesse pacote você mesmo!
O amor de verdade nunca esquece, e com o tempo transforma em amizade ou em uma pessoa desconhecida.
Aprendi que carreira está no sangue, na veia que é preciso muita garra para seguir em frente pra não desistir, que o caminho é bem mais longo do que se supunha, quando está na faculdade.
Aprendi que os melhores momentos da vida são realmente os dias vividos durante a faculdade, como todos dizem. São dias no paraíso, com certeza é a fase em que sua vida parte em duas, o antes e o depois da faculdade.
Aprendi que é muito difícil ser você mesma com os defeitos que pra você, são exatamente você. Lutar com isso porque para alguns você é confundido por algumas denominações opostas ao seu caráter, e que somente seus amigos de verdade saberão que tudo isso, essa mistura de qualidades e defeitos é você.
Aprendi que amigos de verdade é fácil de saber quais são, porque a gente sente dentro do coração, com as palavras ditas ou mal ditas e com o apoio em qualquer situação, e que para ele sua verdade é a que importa. E o tempo não afasta!E a vida esta sempre ligando você a ele!E que esses amigos são poucos muito poucos. Portanto nunca o deixe sem antes dizer uma palavra de carinho.
Aprendi que quando crescemos e nos tornamos adultos é quando deitamos a cabeça no travesseiro e não conseguimos simplesmente dormir, porque há muito no que pensar
Aprendi que viver é ter a única certeza de que se estamos aqui é pra viver, tudo o que há de se viver.
Que os momentos ruins, um dia passam e que a felicidade está dentro de você, o importante é ter fé sempre, e acreditar na vida!

terça-feira, 17 de abril de 2012

O Escorpião

Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava afogar e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava afogar de novo. O mestre tentou tirá-lo novamente e novamente o animal o picou. Alguém que estava observar aproximou do mestre e disse:
— Desculpe-me, mas é teimoso! Não entende que todas às vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo?
O mestre respondeu:
— A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.
Então, com a ajuda de uma folha o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida.

Não mudes a tua natureza se alguém te faz algum mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Preocupe-se mais com tua consciência do que com a sua reputação. Porque a tua consciência é o que tu és, e a tua reputação é o que os outros pensam de ti. E o que os outros pensam, não é o nosso problema... é problema deles

sábado, 14 de abril de 2012